A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma modalidade de psicoterapia que trabalha com emoções, pensamentos, crenças e comportamentos. De forma estruturada, ativa, focada no presente e de curto prazo, faz amplo uso de técnicas e estratégias visando a modificação de pensamentos, emoções e comportamentos disfuncionais. Uma das premissas centrais da TCC é de que nossas emoções, comportamentos e respostas fisiológicas em determinadas situações dependem muito mais da forma como interpretamos e dos significados que atribuímos a ela do que à situação propriamente dita.
O objetivo desta psicoterapia é ajudá-lo(a) a identificar, avaliar e modificar pensamentos, crenças, emoções e comportamentos disfuncionais, problemáticos. A TCC auxilia seus pacientes a atingirem suas metas, estabelecidas pelo próprio paciente de forma colaborativa com seu psicoterapeuta, ensinando e discutindo em cada sessão as melhores e mais adequadas estratégias de forma a promover as mudanças necessárias para uma melhor qualidade de vida, autonomia e controle de seus pensamentos e emoções.
Algumas das técnicas comportamentais e psicológicas utilizadas na TCC são automonitoramento de pensamentos, resolução de problemas, inoculação de estresse, modificação de hábitos, controle de ansiedade, treino de habilidades sociais e de comunicação, auto regulação emocional, relaxamento, extinção de medos e fobias, treino de atenção, controle e modificação de pensamentos.
Uma sessão de psicoterapia com TCC ocorre em uma das salas do Espaço Cogitus ou por meio de Orientação Psicológica Online, com duração de cerca de 50 minutos até uma hora e frequência semanal, podendo essa variar de acordo com o quadro clínico e demandas do paciente.
Durante as sessões, psicólogo e paciente trabalham, a partir de uma relação de confiança mútua e desprovida de julgamentos, com técnicas destinadas às demandas específicas do sujeito.
A Terapia Cognitivo-Comportamental atualmente é uma das poucas modalidades de psicoterapia baseada em evidências com resultados cientificamente comprovados no tratamento da depressão, ansiedade, estresse pós-traumático, medos e fobias, uso abusivo de álcool e outras drogas, tabagismo, problemas de relacionamento, timidez excessiva (ansiedade social), transtorno obsessivo-compulsivo, distúrbios do sono, transtornos alimentares (bulimia, anorexia), transtornos de personalidade, transtornos sexuais, transtornos do impulso (comprar compulsivo, jogo patológico, tricotilomania), transtornos psicóticos, dor crônica, dentre tantos outros quadros clínicos.
Na realidade, qualquer pessoa pode se beneficiar da Terapia Cognitivo-Comportamental quando identificam demandas afetando o seu funcionamento psicológico, trazendo prejuízos emocionais às suas relações sociais, bem como à sua vida em geral. Além disso, muitos indivíduos sem sintomas podem se beneficiar dos efeitos da terapia protegendo assim sua saúde mental, maximizando sua satisfação pessoal e bem-estar. Diferentes pesquisas têm indicado que a psicoterapia cognitivo-comportamental é capaz de promover saúde produzindo uma significativa melhora em nossa qualidade de vida.
Um dos motivos é o uso de estratégias e técnicas capazes de desenvolver competências sociais; melhorar a nossa habilidade de resolução de problemas e enfretamento de situações estressoras; aumentar a nossa auto regulação emocional e autoconhecimento, promovendo saúde e prevenindo doenças.
Preencha os campos abaixo e em breve entraremos em contato.