A supervisão clínica se trata de um espaço para discussão e reflexão acerca da atuação profissional do psicólogo, a partir da orientação de um segundo profissional capacitado em Terapia Comportamental dialética. Durante a supervisão, o profissional é convidado a sanar dúvidas referentes à sua prática profissional, sendo um ambiente colaborativo de aprendizado e fomento do atendimento psicoterapêutico.
Os encontros ocorrem presencialmente ou online em uma das salas do Espaço Cogitus, com a nossa diretora Juliana Gonçalves Blaser, terapeuta certificada pelo Oxford Cognitive Therapy Centre e com mais de 5 anos de experiência e 1.000 horas de atendimentos clínico.
A supervisão é guiada pelos princípios da Terapia Comportamental Dialética e pautado nas demandas e nos objetivos estabelecidos em conjunto entre o supervisor clínico e o profissional supervisionado. Ambos, zelando pelo sigilo, trabalham discutindo casos clínicos, aprimorando competências na formulação dos casos, nos conhecimentos teóricos e práticos em psicopatologia, manejo clínico e nas habilidades de intervenções psicológicas específicas destinadas a quadros complexos.
A supervisão é conduzida por um profissional de Psicologia capacitado, ocorrendo, ao longo de sua duração, a partilha de experiências entre os profissionais, discussão de casos clínicos, revisão da conceituação dos casos, exploração de hipóteses clínicas, treino de competências e retorno acerca do desempenho do profissional orientado.
A Supervisão Clínica é indicada para estagiários, recém-formados em Psicologia iniciando seu trabalho, e até mesmo psicólogos clínicos com vasta experiência e que já exercem a profissão, mas ainda não têm experiência com a Terapia comportamental dialética.
A supervisão é ainda mais importante, visto que a DBT é indicada usualmente para casos graves, especialmente Borderline, os quais exigem ainda mais dedicação e precisão nas intervenções por parte dos profissionais.
Preencha os campos abaixo e em breve entraremos em contato.