Mindfulness é uma prática que nos ajuda a estar plenamente presentes no momento atual, prestando atenção ao que está acontecendo dentro de nós e ao nosso redor, sem julgamentos. É o oposto de estar no "piloto automático", quando estamos distraídos por pensamentos, preocupações e lembranças, e não estamos totalmente conscientes do momento presente. Com a prática de mindfulness, desenvolvemos uma consciência maior dos nossos pensamentos, emoções e sensações físicas, o que nos permite responder de forma mais sábia e eficaz aos desafios da vida.
Uma das formas de treinar mindfulness é pela terapia cognitiva baseada em mindfulness (MBCT). O MBCT é um programa de treinamento de oito semanas desenvolvido na Universidade de Oxford, Inglaterra, para ajudá-lo a lidar com disposições de ânimo indesejadas. O programa foi criado e testado para prevenir recaídas de depressão e, depois, mostrando-se eficaz em diversas pesquisas, foi ampliado para casos de ansiedade, estresse, insônia, assim como para promover qualidade de vida e bem-estar. O treinamento ocorre majoritariamente com meditações, mas também por exercícios da terapia cognitivo-comportamental e psicoeducação, para redução de dois processos que estão situados na origem e manutenção dos problemas emocionais: 1- o pensar excessivamente, ruminar e se preocupar demais; e 2- as tentativas de evitar ou suprimir emoções, pensamentos e situações difíceis.
O programa de treinamento ocorre ao longo de oito sessões semanais, com intervalos entre cada uma delas. Pode ocorrer em formato grupal, com até 12 participantes, ou em formato individual. Ele funciona como um tratamento complementar aos tradicionais – farmacológicos e psicoterapêuticos, e está no rol de tratamentos baseados em evidência.
Durante as sessões, são trabalhados diversos aspectos do funcionamento da mente, como o piloto automático, o modo Ser, a aversão ao desconforto e a tendência a dispersão, são ensinadas estratégias da terapia cognitiva-comportamental, além de praticadas meditações formais e informais.
As sessões do MBCT e as atividades de casa ensinam a estar mais amplamente presente e consciente em cada momento da vida. Por um lado, isso significa viver a vida mais plenamente e feliz. Por outro, significa lidar com o que está presente, mesmo que seja desprazeroso ou difícil. Um dos objetivos é aprender a lidar com estas situações de um modo mais efetivo e gentil, o que é central para prevenir a depressão e outros problemas emocionais
Embora possa haver variações, considere os seguintes momentos de uma sessão típica do treinamento:
1- Boas-vindas e verificação inicial: há no momento inicial uma breve verificação do estado emocional e bem-estar dos participantes e um espaço para compartilhar experiências desde a última sessão.
2- Revisão das práticas de mindfulness: O terapeuta revisa as práticas de mindfulness que foram ensinadas nas sessões anteriores. Os participantes são incentivados a compartilhar suas experiências e dificuldades encontradas durante a prática em suas vidas cotidianas.
3- Discussão do tema: Cada sessão aborda um tema específico relacionado à mente, emoções ou padrões de pensamento.
4- Exercícios práticos: Os participantes são guiados em exercícios práticos de mindfulness relacionados ao tema discutido. Isso pode incluir meditações guiadas, práticas de autocompaixão ou exercícios de observação dos pensamentos. O objetivo é aprimorar a habilidade de estar plenamente presente no momento presente e cultivar uma atitude de curiosidade, abertura e aceitação.
5- Compartilhamento em grupo: Após os exercícios práticos, os participantes são convidados a compartilhar suas experiências e insights com o grupo. O terapeuta incentiva uma atmosfera de apoio, em que os participantes possam expressar seus pensamentos, sentimentos e dúvidas de forma aberta e respeitosa. Essa troca de experiências promove a sensação de pertencimento e normalização das experiências individuais.
6- Reflexão e tarefas de casa: A sessão termina com uma reflexão coletiva sobre o tema discutido e os aprendizados obtidos. O terapeuta pode fornecer tarefas de casa para os participantes praticarem as habilidades de mindfulness no dia a dia. Essas tarefas podem incluir práticas formais de meditação, registros de pensamentos automáticos ou aplicação de estratégias aprendidas em situações desafiadoras.
É importante ressaltar que a terapia cognitiva baseada em mindfulness é um processo contínuo, e cada sessão é projetada para construir sobre as experiências anteriores. Ao longo do programa, os participantes são encorajados a desenvolver uma prática regular de mindfulness, aplicar as estratégias aprendidas em situações reais e explorar seu próprio crescimento pessoal.
Quando o programa é realizado em formato individual, a estrutura geral se mantém e o compartilhamento é feito apenas entre terapeuta e participante.
Atualmente o MBCT tem sido indicado para:
• Pessoas que apresentam quadros de ansiedade generalizada, ansiedade social, fobias, depressão, estresse, transtornos por somatização, fibromialgia e dores crônicas;
• Pessoas que apresentam sintomatologia ansiosa e depressiva relacionada a outras doenças médicas, como fibromialgia e dores crônicas, câncer, síndrome do cólon irritável, AIDS.
• Pessoas que já fizeram tratamento para depressão e desejam manter os ganhos obtidos, prevenindo recaídas;
• Pessoas que buscam promoção de qualidade de vida, bem-estar, melhora da qualidade do sono e da produtividade e performance.
Ao participar da terapia cognitiva baseada em mindfulness, você pode esperar uma série de benefícios, incluindo:
• Redução do estresse e ansiedade: Através da prática de mindfulness, você aprenderá a acalmar sua mente e a lidar com pensamentos e preocupações excessivas.
• Melhoria da regulação emocional: Desenvolverá habilidades para reconhecer, compreender e regular suas emoções de maneira saudável e construtiva.
• Aumento da autoconsciência: Através da prática da atenção plena, você desenvolverá uma consciência maior de seus padrões de pensamento e comportamentos automáticos, permitindo que você faça escolhas mais conscientes e alinhadas com seus valores.
• Melhoria do bem-estar geral: Você poderá experimentar um maior senso de satisfação e contentamento em sua vida diária. Isso pode levar a uma melhoria geral do seu bem-estar emocional e qualidade de vida.
• Fortalecimento da resiliência: A terapia cognitiva baseada em mindfulness pode ajudá-lo(a) a desenvolver habilidades de enfrentamento eficazes, permitindo que você lide com os desafios e adversidades de maneira mais adaptativa. Isso fortalecerá sua resiliência emocional e capacidade de recuperação.
• Melhoria nos relacionamentos interpessoais: Ao aumentar sua consciência plena e habilidades de comunicação, você poderá desenvolver relacionamentos mais saudáveis e significativos. A prática de mindfulness também pode melhorar sua empatia e capacidade de se relacionar com os outros de forma autêntica.
• Foco e concentração aprimorados: Ao treinar sua mente para estar mais presente no momento presente, você desenvolverá maior clareza mental, concentração e foco. Isso pode beneficiar seu desempenho acadêmico, profissional e criativo.
Lembre-se de que cada indivíduo é único e os benefícios da terapia cognitiva baseada em mindfulness podem variar de pessoa para pessoa.
Preencha os campos abaixo e em breve entraremos em contato.