A Psicoterapia Cognitivo-Comportamental aplicada ao atendimento com crianças e adolescentes busca trabalhar as necessidades psicológicas dos jovens com linguagem e atividades adequadas e compatíveis com seu período do desenvolvimento, de forma lúdica, interativa e estimulante.
A TCC com crianças e adolescentes enfatiza a iniciativa do indivíduo, a relevância de intervenções voltadas para as emoções e afeto e variáveis interpessoais do jovem, a partir da aplicação de técnicas que desenvolvem nele habilidades e competências para que se relacione com o outro e si mesmo de modo saudável.
No caso de crianças e adolescentes, a maioria é encaminhada para tratamento devido a problemas emocionais e de comportamento, traumas infantis, bullying, queixas e demandas escolares, transtornos do neurodesenvolvimento, como TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), TEA (Transtorno do Espectro Autista), tiques e transtornos motores, transtornos de aprendizagem, dentre outros.
Dessa forma, a terapia objetiva entender esses comportamentos dentro do contexto em que se manifestam e utilizar das técnicas adaptadas às demandas específicas dos jovens, ao momento do desenvolvimento em que se encontram, de modo que esses consigam elaborar mais satisfatoriamente seus pensamentos e sentimentos, para auxiliar a tornar mais saudável a forma como eles se relacionam consigo e com os outros.
Além disso, a orientação aos pais e familiares acerca de como lidar com as demandas identificadas, assim como a possibilidade de um treino de habilidades parentais, são alguns dos objetivos da psicoterapia.
Uma sessão de psicoterapia com TCC ocorre em uma das salas do Espaço Cogitus, com duração de cerca de 50 minutos até uma hora e frequência semanal, podendo essa variar de acordo com o quadro clínico e demandas do paciente. Durante as sessões, o profissional de psicologia trabalha com o jovem de forma lúdica e interativa, com emprego de técnicas e linguagem acessíveis.
No tratamento de crianças e adolescentes, é comum ser requisitado sessões com os pais ou visitas à escola de modo a compreender melhor o contexto desses jovens.
A Psicoterapia é indicada a qualquer pessoa que apresente demandas relacionadas a problemas e queixas que os afetam em nível psicológico; prejuízos emocionais, psicológicos e comportamentais; transtornos mentais.
No caso específico de crianças e adolescentes, esses usualmente chegam à terapia por demandas comportamentais evidenciadas pelos pais, familiares ou escola, seja por prejuízos escolares e interpessoais, seja por diagnósticos de quadros clínicos e transtornos do neurodesenvolvimento realizados por outros profissionais da área da saúde. Qualquer criança e adolescente pode igualmente se beneficiar da terapia trabalhando com enfoque a promover saúde mental e prevenir/reduzir sintomas capazes de afetar seu desenvolvimento.
Dentre os benefícios que a TCC para crianças e adolescentes pode oferecer estão uma melhora na qualidade de vida; preparação para demandas específicas desses períodos do desenvolvimento; atenuação das queixas decorrentes das mudanças naturais; aumento na capacidade de autocontrole e autonomia; redução de comportamentos de risco e impulsivos; desenvolvimento de habilidades de comunicação e competências sociais; identificação e administração das próprias emoções; aprendizagem de habilidades para a vida e de resolução de problemas, melhora no funcionamento psicológico global; além de prevenir doenças e agravo de sintomas ao promover saúde.
Preencha os campos abaixo e em breve entraremos em contato.