A Análise do Comportamento Aplicada, cuja sigla é ABA (Applied Behavior Analysis), é uma ciência da aprendizagem que estuda os comportamentos humanos que são socialmente relevantes. Dessa forma, seu principal objetivo é entender, analisar e explicar as relações entre os comportamentos humanos com o ambiente e a aprendizagem.
Ao longo de mais de 50 anos de pesquisas científicas, controladas e confiáveis, foram descobertos diversos princípios básicos que influenciam o comportamento humano. Dois exemplos que podem ser citados são os seguintes: a descoberta de que diferentes tipos de consequências podem aumentar ou diminuir a probabilidade de comportamentos ocorrerem no futuro.
Além disso, foi descoberto também que diferentes tipos de condições antecedentes, motivadoras ou não, aumentam ou diminuem as chances de determinadas ações comportamentais acontecerem.
A partir desses e de outros princípios, uma série de tecnologias foram elaboradas para desenvolver repertórios de comportamentos saudáveis e eficazes nas mais diversas populações. A Análise do Comportamento Aplicada pode ocorrer com diversas populações e em diversos contextos. Onde houver comportamento humano, pode haver a ABA.
Importante ressaltar que ABA não é um método ou pacote de intervenções fechado, ela é uma ciência que tem uma área de investigação e aplicação dinâmica que evolui na medida em que novos princípios comportamentais são descobertos por meio de pesquisas científicas da Análise do Comportamento.
A Análise do Comportamento Aplicada pode ser usada em diversas demandas. As aplicações de seus fundamentos podem ser indicadas para quaisquer situações relacionadas com:
- Psicologia educacional
- Saúde mental para pessoas consideradas neurotípicas, ou seja, sem nenhum transtorno.
- Psicologia hospitalar
- Psicologia das organizações
- Psicologia clínica para pessoas com algum transtorno do neurodesenvolvimento (Trantorno do Espectro do autismo, Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, deficiência intelectual)
O objetivo da intervenção em Análise do Comportamento Aplicada é ensinar habilidades que façam a diferença na vida do indivíduo que compõe uma sociedade. Ela envolve a aplicação de práticas de repetições e esforço, trabalhando comportamentos negativos que sejam capazes de trazer danos ao paciente ou interferir na aprendizagem e na aquisição de comportamentos mais adaptativos. Desse modo, a ABA pode aperfeiçoar habilidades como falar, ouvir, ler e interagir socialmente com o outro.
Uma sessão de intervenção em Análise do Comportamento Aplicada ocorre em uma das salas do Espaço Cogitus, com duração de cerca de 50 minutos. A frequência pode variar de acordo com o quadro clínico e as demandas do paciente sendo no mínimo uma sessão por semana.
Durante as sessões é realizada uma análise funcional dos comportamentos do paciente e, a partir disso, formulado o plano de intervenção buscando auxiliá-lo na aquisição de novos comportamentos mais adaptativos e na extinção de comportamentos inadequados.
A Análise do Comportamento Aplicada é uma modalidade de intervenção psicológica baseada em evidências e com resultados cientificamente comprovados. Principalmente quando falamos de transtornos do neurodesenvolvimento, como autismo e deficiência intelectual, sua eficácia tem a comprovação de vários anos de pesquisa.
Na verdade, tanto pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento quando pessoas neurotípicas podem se beneficiar da ABA. As intervenções realizadas em sessão e fora dela, com a orientação do profissional, têm grande validade para quem busca adquirir um novo repertório comportamental quanto para quem necessita extinguir comportamentos desadaptativos.
Preencha os campos abaixo e em breve entraremos em contato.