Nosso blog
Borderline rotina e objetivos
Juliana Blaser
14 de junho de 2023
Uma característica pouco mencionada do Transtorno de Personalidade Borderline, são as dificuldades executivas, mais especificamente a dificuldade de iniciar, dar continuidade e encerrar tarefas que têm impacto direto na rotina, trabalho e estudos do Border.
Iniciar uma tarefa sem que tenhamos vontade não é simples e requer o uso de funções cerebrais superiores de regulação. Trocar uma atividade divertida por iniciar outra menos divertida requer mais esforço ainda. Quando temos dificuldade de regulação, podemos ficar um longo tempo evitando uma atividade que não é tão prazerosa ou passar horas no celular porque isso é mais recompensador do que estudar um tema chato, por exemplo.
Também temos que fazer um esforço de regulação para manter nosso foco em uma tarefa por muito tempo ou para conseguirmos dar continuidade a ela quando nos defrontamos com algum obstáculo ou frustração.
Por fim. É necessário ainda esforço para parar uma atividade que estamos gostando de fazer. Então, se por exemplo, estamos no “flow” de algo extremamente interessante é difícil parar para priorizar outras tarefas que devem ser priorizadas.
Assim,pode ser que exista uma dificuldade em vários âmbitos:
- Iniciar tarefas
- Dar continuidade a tarefas frente a obstáculos ou perante ao tédio e cansaço mental
- Parar tarefas que parecem prazerosas E
- Trocar recompensas de curto prazo pelas de longo prazo
Isso tem implicações também em outras habilidades como:
- Estabelecer objetivos;
- Cumprir objetivos;
- Organizar o tempo e
- Priorizar tarefas;
Iniciar atividades simples de rotina como cuidar de uma planta no mesmo horário é uma maneira de começar a treinar essa função. Hábitos simples são o primeiro passo para conseguir metas maiores ao longo do tempo.