Nosso blog
Borderline autolesão e crise
Juliana Blaser
13 de junho de 2023
Uma caracaterística muito marcante no quadro Borderline é a autolesão. É um dos principais sinais que preocupam amigos e parentes e que levam os Border ao consultório de Psicologia. Mas afinal, isso é manipulação?
A resposta é NÃO! Na maioria das vezes o Border não tem a intenção de manipular as pessoas quando se machuca. Eles está sofrendo de uma dor psicológica intensa e encontra na autolesão uma maneira de lidar com essa dor. Há vários motivos pelos quais os Border se cortam:
- Para comunicar a sua dor: Muitas Border viveram em ambientes de abuso, negligência ou que desconsideravam completamente as suas necessidades e emoções. Em muitos casos, elas tiveram que agir intensamente como forma de serem ouvidas.
- Por desespero: Quando percebe que pode ser deixado o Border experimenta uma sensação de completo desamparo e desespero. Os comportamentos de autolesão e até pensamentos de autodestruição podem aparecer como uma forma de fugir de uma dor que parece insuportável.
- Para aliviar se regular: Muitas pessoas experimentam uma dor psicológica tão intensa que usam a dor física para sobrepor a dor psicológica. Os pensamentos de auto-destruição aparecem como forma de fugir de uma dor que parece insuportável.
- Para se punir: Não raro o Border se sente culpado pelas coisas que faz ou se sente “a pior pessoa do mundo” e usa a dor como uma forma de se punir por ser uma pessoa tão horrível.
- Para “aterrar”: Algumas pessoas relatam que se sentem completamente “fora do ar” em alguns momentos e usam a dor como uma forma de sentirem que estão vivas.
Na Terapia Comportamental Dialética trabalhamos com o plano de crise que é composto de um grupo de estratégias para ajudar nesses momentos. Além disso, aqui vão algumas dicas para familiares e amigos quando virem um Border em crise:
- Não invalide o seu sofrimento dizendo que “é drama, manipulação” ou similares;
- Não julgue. No momento em que o Border está em crise, normalmente ele já está sendo altamente crítico consigo mesmo. Palavras de crítica só vão agravar ainda mais a raiva que ele poderá estar sentindo de si.
- Ajude-o a se acalmar: exercícios de respiração, relaxamento, ouvir uma música tranquila que a pessoa gosta podem ajudar
- Se possível remova das proximidades os objetos que a pessoa pode usar para se machucar.
- Acolha: Muitas vezes apenas ouvir o que a pessoa tem a dizer, abraça-la ou deixá-la chorar com você por perto já tem um efeito bastante terapêutico.