O Conselho Federal de Psicologia (CFP), no ano de 2018, publicou a Resolução nº 11/2018, responsável por regulamentar a prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação e da comunicação.
Os atendimentos psicológicos são realizados em tempo real através de computadores e celulares, com software específico para videoconferência, conectados à internet. Para tal, o profissional precisa estar cadastrado e possuir credenciamento no Conselho Federal de Psicologia.
De forma muito semelhante as modalidades presenciais, uma ampla gama de indivíduos podem se beneficiar da psicoterapia e do atendimento online. Por exemplo, desde orientação vocacional e profissional até casos de depressão e ansiedade, fobias, insônia, transtornos alimentares, timidez, isolamento, baixa autoestima, estresse, problemas de natureza sexual, uso abusivo de álcool e outras drogas, tabagismo, comportamentos desadaptativos ou causadores de sofrimento psíquico, dentre outros. Na realidade, a indicação para o atendimento psicológico online é para qualquer indivíduo buscando cuidar de sua saúde e melhorar sua qualidade de vida em geral.
Uma das vantagens dessa modalidade é tornar acessível a um maior contingente de pessoas os serviços psicológicos, além de permitir horários mais flexíveis e a possibilidade de acompanhamento terapêutico independentemente da localização geográfica do paciente e terapeuta.
Como assegurado pelo Código de Ética do Psicólogo, o sigilo profissional entre terapeuta e paciente sempre estará preservado.
Por outro lado, como os meios eletrônicos não possuem essa garantia definitiva, algumas orientações são indicadas de modo a certificar a segurança e confidencialidade das informações do paciente, tais como utilizar aparelhos eletrônicos seguros, de preferência os de uso pessoal, e realizar a sessão em ambiente silencioso e reservado.
Um dos pontos principais da parte do paciente é escolher e reservar um local com privacidade para a realização de sua sessão on-line.
Os quatro pré-requisitos básicos são: 1) possuir um computador ou qualquer outro dispositivo eletrônico capaz de conectar-se à internet; 2) Possuir uma conexão de internet relativamente estável; 3) Possuir fone de ouvido, webcam e microfone; e por fim 4) Instalar o software utilizado para a videoconferência no seu dispositivo eletrônico.
No nosso caso, utilizamos predominantemente o Skype®. A duração de cada sessão é de cerca de 50 minutos até uma hora.
Atualmente, o Conselho Federal de Psicologia não estabelece um número máximo de sessões, permitindo a realização de atendimentos e acompanhamento psicológico através da modalidade on-line.
O atendimento psicológico online ocorre por meio de aplicativos de videoconferência, como por exemplo, o Skype®, capazes de subsidiar sessões de boa qualidade auditiva e visual. O software, contatos e instruções gerais utilizados durante os atendimentos on-line são compartilhados diretamente com você logo após o seu agendamento para uma sessão. Os recursos tecnológicos por nós utilizados são capazes de garantir a eficácia da interação e não prejudicar o tratamento, seguindo as normas do Conselho Federal e Regional de Psicologia.
Preencha os campos abaixo e em breve entraremos em contato.